Ecoturismo (Jhonatan, Matheus e Raél)

Turismo desportivo

É caracterizado por visitantes que vão a determinado local, ver um campeonato, prova, ou algo relacionado a esportes, ou até mesmo praticar. Esse mercado traz muitos turistas, beneficiando o local onde ocorre o evento.

“Torna-se importante, então, a profissionalização de ambos os setores: o turístico e o esportivo.” (KUAZAQUI, 2000)

Precisa-se capacitar as pessoas que irão lidar com esse tipo de turismo, pois bons profissionais transmitem organização e aconchego aos turistas, fazendo que os mesmos retornem em futuros eventos.

” O fator infra-estrutura é muito importante, principalmente em se tratando em eventos internacionais.” (KUAZAQUI, 2000)

Podemos citar como exemplo o Mormaii Tow in loving memory of Zeca Scheffer, aconteceu este ano (2011) e contou com uma boa organização e infra-estrutura, onde vários profissionais se prepararam para mostrar as ondas de Jaguaruna para o mundo, com isso obtiveram grandes patrocínios e cobertura de uma grande emissora esportiva, ESPN, um evento com muita segurança e de alto nível.

Turismo cultural

“Turismo Cultural compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura”. (Marcos Conceituais – MTur)

Consideram-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam a memória e a identidade das populações e comunidades. As principais atrações turísticas culturais são: construções históricas (palácios, castelos, igrejas, casas, pirâmides), museus, locais em que ocorreram fatos históricos importantes, sítios arqueológicos, galerias de arte.

No Brasil, um dos principais roteiros turísticos culturais ocorre em Raimundo Nonato (Piauí) em seus sítios arqueológicos pré-históricos. O município é portal de entrada do Parque Nacional Serra da Capivara, área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade – UNESCO.

É um local com vários atrativos, um monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.

Pode-se visitar o Museu do Homem Americano, que possui  um valioso acervo que retrata a vida na região desde a pré-história aos dias atuais: peças arqueológicas e paleontológicas, magníficos painéis fotográficos e informações antropológicas e a Igreja Matriz de São Raimundo Nonato, onde se realizam as procissões e as festas religiosas.

http://www.portalaz.com.br/imagens/geral/20090516102747_c2cd4.jpg
http://www.portalaz.com.br/imagens/geral/20081217153514_59ec9.jpg
http://www.fumdham.org.br/fotos/museu01.jpg 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s