ECOTURISMO – TURISMO SUSTENTÁVEL (Júlia, Isabel, Patricia, Vanessa) TUBARÃO

Um dos setores que está ligado diretamente à natureza e ao patrimônio natural e cultural é o ecoturismo, onde a natureza é o produto a ser vendido, sendo assim deve ser bem planejado para não se transformar num fator de poluição e destruição.

O turismo sustentável apresenta vários benefícios para o ambiente natural, ele estimula uma compreensão dos impactos do turismo nos ambientes naturais, cultural e humano; incorpora planejamento e zoneamento assegurando o desenvolvimento do turismo adequado à capacidade de carga do ecossistema; demonstra a importância dos recursos naturais e culturais e pode ajudar a preservá-los.

O turismo sustentável deve garantir a proteção dos recursos naturais das áreas e também gerar renda para as mesmas, a fim de tornar esta preservação possível, possibilitando o crescimento econômico e valorizando o meio ambiente.

O planejamento turístico deve ordenar as ações do homem sobre o território a fim de evitar que este cause danos irreparáveis para o meio ambiente, através de construções inadequadas que destruam a atratividade da área e também, dos impactos ambientais como pisoteamento excessivo, poluição e acúmulo de lixo.

Este planejamento deve ser ecologicamente suportado, direcionar o comportamento dos turistas para a educação ambiental e capaz de gerar benefícios, tanto econômicos, quanto ambientais.

Deve também respeitar áreas frágeis, desenvolvendo o controle da capacidade de carga de cada uma delas. Este controle serve para limitar o número de turistas por dia, mês e ano que cada área pode suportar antes que ocorram danos ambientais. O cálculo da capacidade de carga é feito da seguinte forma:

Número de turistas (dia/estação/ano) /
Hectare

Calcula-se o número de turistas pela totalidade de pernoites dos visitantes em determinada área ou em determinado equipamento turístico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s